tag:blogger.com,1999:blog-1129562302802072778.post1074484201033019142..comments2023-10-08T01:15:41.270-07:00Comments on CONVIVENDO COM A SÍNDROME DE ANGELMAN: Terapia OcupacionalAdriana Akemi Rastelli Uedahttp://www.blogger.com/profile/06554524294875412157noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-1129562302802072778.post-7054477317659552242022-02-25T15:54:40.402-08:002022-02-25T15:54:40.402-08:00Casino Roll - Casino Roll
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Fiquei super feliz por você ter respo...Olá Adriana,<br />Fiquei super feliz por você ter respondido.<br />Meu email é rossana_6078@hotmail.comUnknownhttps://www.blogger.com/profile/10154791919085879287noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1129562302802072778.post-46351748726514682952011-03-06T11:09:55.230-08:002011-03-06T11:09:55.230-08:00Rossana,
Me envie seu e-mail e eu vou ficar muito ...Rossana,<br />Me envie seu e-mail e eu vou ficar muito feliz em trocar idéias e informações com vc!<br />Bjs<br />AdrianaAdriana Akemi Rastelli Uedahttps://www.blogger.com/profile/06554524294875412157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1129562302802072778.post-76396815514284610652011-02-08T13:01:22.220-08:002011-02-08T13:01:22.220-08:00Olá Adriana,
Sou professora de sala de recursos e ...Olá Adriana,<br />Sou professora de sala de recursos e este ano recebemos um lindo menino com síndorme de Angelman.Bem, somos sabedores que não somos os donos da verdade e por isso estou aqui em busca de informações para ajudar na inclusão do aluno na escola regular para que esta não seja feita de maneira de faz de conta, estamos no segundo dia de aula e tenho acompanhado "de longe" a adaptação do mesmo na escola. <br /> Ele é um menino de 7 anos, com as caraterísitcas próprias da síndrome,o pai conta que a criança já estudou em uma escola particular mas que na verdade, o objetivo da escola acabou tornando-se "creche", hoje ele está na rede de ensino municipal de Porto Velho/RO como já citei acima, ao observá-lo notei que ele encontra-se na fase oral ( tudo que vê põe na boca) e se irrita quanto o pai diz que não pode. Portanto, gostaria que você como mãe poderia estar indicando como atividdades para este nosso novo aluno?<br />Obrigada e estarei sempre visitando seu blog.<br />Att Rossana BrazUnknownhttps://www.blogger.com/profile/10154791919085879287noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1129562302802072778.post-70554170770641360432010-12-25T11:25:49.513-08:002010-12-25T11:25:49.513-08:00Cara Rita e todos aqueles que quiserem informações...Cara Rita e todos aqueles que quiserem informações sobre atividades que podem ser desenvolvidas entre em contato através do meu e-mail e ficarei muito feliz em encaminhá-los aos profissionais que conheço e que trabalham com crianças e adolescentes com síndromes raras! Meu e-mail é adri.ueda@gmail.comAdriana Akemi Rastelli Uedahttps://www.blogger.com/profile/06554524294875412157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1129562302802072778.post-27624062599374052422010-12-20T14:30:22.905-08:002010-12-20T14:30:22.905-08:00Boa noite!
Li com bastante atenção o seu testemunh...Boa noite!<br />Li com bastante atenção o seu testemunho porque vou trabalhar, como professora, com uma criança com tal síndrome. Ainda não fui comunicada pelos pais sobre a síndrome, mas tudo indica que é a que João Pedro possui.Daí a minha dúvida. Com a inclusão, quais tipos de atividades posso desenvolver com ele dentro da sala de aula? Goataria muito mesmo de poder ajudá-lo. Obrigada.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/11234068100671261851noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1129562302802072778.post-3589490074107753472010-11-01T20:48:10.785-07:002010-11-01T20:48:10.785-07:00Obrigada Stella! Gostei muito das suas colocações ...Obrigada Stella! Gostei muito das suas colocações e concordo com tudo que vc disse. Espero mesmo que vc poste outras considerações que possam nos auxiliar com nossas crianças! BjsAdriana Akemi Rastelli Uedahttps://www.blogger.com/profile/06554524294875412157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1129562302802072778.post-77086562482280089462010-11-01T19:39:55.219-07:002010-11-01T19:39:55.219-07:00Oi Adriana. Muito legais suas considerações. Você ...Oi Adriana. Muito legais suas considerações. Você conseguiu escrever o que disse na mesa-redonda. Concordo com você que há alguns mal-entendidos em relação à compreensão da TO por parte de alguns pais de crianças com deficiências, e na maioria dos casos por uma certa incompetência de alguns profissionais que muitas vezes não explicam com clareza seus objetivos, até porque não têm claro onde querem chegar, ou porque colocam no tratamento metas inatingíveis (daí quando frustradas colocam a culpa na criança de ela não ser colaborativa, e não reconhecem que criaram uma falsa expectativa, que não trabalharam com metas realistas).<br />Eu nunca tive consultório (não tenho nada contra as TOs de consultório, e conheço algumas muito boas), e sou uma defensora da TO na rede pública. Acho que uma TO de um posto de saúde poderia desenvolver trabalhos muito interessantes de orientação às famílias, promover diversas abordagens (individual, domiciliar, grupal, familiar, etc), algumas de partilha de experiências do cotidiano das famílias e de como vão resolvendo os problemas que identificam no dia-a-dia de seus filhos (como você colocou as estratégias que desenvolveu com o Guille). Eu acho que a família é a grande parceira no tratamento. Eu pertenço a uma linha na TO que aposta mais na busca do bem-estar da criança do que tanto na obtenção de um nível máximo de funcionalidade. Para mim a participação social da criança é tanto um meio como um fim no tratamento. Só se aprende a participar, participando, e isso você faz bastante com seu filho na medida em que o coloca no mundo social, o leva a lugares públicos e busca estimulá-lo a participar e a ser aceito, mesmo que pouco compreendido pela sociedade. Isso é muito importante, pois na medida em que ele participa, vai instigando o meio também a lidar com ele. Acho que ele tem que aprender a controlar o riso excessivo, mas a gente também tem que aprender a lidar com esse seu jeitão, ir dando feedbacks, mas em alguns momentos também tolerar essa característica. Já realizei intervenções onde mais apoiei a família construir novas rotinas onde o cuidador principal não se desgastasse tanto, e onde os membros da família buscassem se envolver mais com aquela criança especial desenvolvendo atividades que estimulassem sua concentração, seu aprendizado, a incorporação de uma sequência lógica, etc. Nem todas as crianças têm a família que o Guille tem, e intervir nesse cotidiano não é tão fácil porque entram em jogo questões tanto de excesso de onipotência como de total impotência pelas famílias. Acho que isso deve ser bem avaliado quando se forma o contrato entre a família e o TO. Enfim , essa é uma primeira reflexão, mas vou tentar postar outras em breve. Beijão, Stellastella maris nicolauhttps://www.blogger.com/profile/07614404633258693944noreply@blogger.com